Reunião do dia 02/11/2019 - "Caminho para o Namoro" - JSC (Jovens Seguidores de Cristo)

nuvens sol

Hoje às 19h, com o Estudo Bíblico temos a equipe de Fooooooooormação! Hu!

 

A reunião do dia 02/11/2019 teve início com a missa no Santuário Santa Rita de Cássia e logo após, nos dirigismos ao salão paroquial onde tivemos uma calorosa animação e acolhida aos novatos!

Em seguida, tivemos Tiago e Alice no momento de “10 minutos”, eles vieram nos contar um pouquinho sobre a vida dos pais de Santa Teresinha do Menino Jesus - Santa Zélia e Santo Luís Martin. Seguindo esse viés, a história dos primeiros pais de um Santo a serem canonizados começou em 1858 quando os mesmos firmaram o sacramento do matrimônio, na França. A partir dessa época, eles começaram uma vida em cônjuge e tiveram nove filhos, sendo a última, Teresa. Em continuidade, construíram a família nos preceitos da fé e da vida cristã, além de educarem os próprios filhos à serem pessoas humanitárias.

Logo após dos "10 minutos"... Veio o casal Amanda e Felipe, eles nos transmitiram um pouquinho sobre: O Pré Namoro. E o que deveríamos saber sobre isso? Pois então, antes de pensarmos em relacionamentos e uma vida ao lado de outra pessoa, devemos refletir com nós mesmos sobre três pontos essenciais:
1°- DISCERNIMENTO VOCACIONAL: devemos, de início, refletir o que Deus quer para nós e se estamos preparados para receber esse discernimento. E como saberemos disso? Ora, devemos pedir à Ele o esclarecimento! E como faremos isso? Aí vem o segundo ponto.
2°- INTIMIDADE COM DEUS: a intimidade serve para que possamos ouvir o que Deus tem para nós, e para que você consiga escutar essa voz dentro do seu eu, são necessárias duas coisas, ora devemos participar dos sacramentos, ora devemos estar em oração constante, sejam elas orações prontas ou espontâneas. E por último...
3°- CONFIANÇA EM DEUS: esse ponto é a consequência da intimidade, quando se tem intimidade com o Pai, de pouco a pouco vai se construindo a confiança.
A partir dessas reflexões, caso você tenha um direcionamento voltado ao sacramento matrimonial, são necessárias o conhecimento. Mas conhecimento de quê? De si mesmo! Devemos nos conhecer, nossos temperamentos (autocontrole), para que saibamos escolher quem estará do nosso lado;o nosso próprio corpo, através de penitências, jejuns e muita oração, para que saibamos dominá-lo. E quando todo esse processo consigo mesmo estiver viabilizado, elabore requisitos que o ajudará a construir um namoro santo com o seu/sua parceiro (a); sejam eles a vida em castidade, a busca pela santidade, a frequência nas missas e nos eventos religiosos e por último, não deixar que o namoro mude a ordem da sua vida.

Por fim, houve um momento de oração direcionada pelos palestrantes e pela senhora Elaine, o qual tivemos a oportunidade de rezar uns pelos outros objetivando ajudar quem estava ao nosso lado encontrar a própria vocação.

 


 

Artigo feito por: Stela Amorim

 

Leia outros artigos