Reunião do dia 05/10/2019-"Momento de Partilha" - JSC (Jovens Seguidores de Cristo)

nuvens sol

Hoje às 19h, com o Estudo Bíblico temos a equipe de Fooooooooormação! Hu!

 

A reunião do dia 05 de outubro de 2019 teve um formato bem diferente devido à 74º JCC que estava acontecendo, iniciando-se às 17:30h, não com a Santa Missa, mas com o Santo Terço conduzido por Yasmim e Renato, que também conduziriam toda a reunião na ausência da coordenação. Após rezarmos o Santo Terço, tivemos um caloroso momento de animação, onde apesar do número reduzido de membros, nos divertimos bastante.

Passamos então para os 10 minutos onde Lívia Guimarães e Maria Isabel nos falaram sobre as práticas de oração. As meninas ressaltaram a importância da oração em nossas vidas, sendo ela um impulso do nosso coração para chegar até Deus, Aquele que tanto ansiamos, e forma também de criarmos intimidade com Ele. A oração deve ser simples e sincera, pois com um grande amigo, não se usa palavras rebuscadas, desejando-se de tudo falar.

Existem diversas formas de oração, sendo elas a Santa Missa, o Santo Terço, a armadura do cristão, as novenas ou o “simples” Pai-Nosso e a Ave-Maria. Todas essas são formas de encontrarmos a Deus, que apesar de nada precisar de nós, deseja que com Ele falemos, que abramos nosso coração mesmo já o conhecendo antes mesmo da nossa existência. Como mais uma forma de o buscarmos, podemos ainda recorrer às penitências, forma pela qual podemos agradar ao nosso Pai, mesmo que com pequenas entregas e renúncias. Elas ainda enfatizaram a necessidade de não nos limitarmos a rezar apenas no JSC, mas em todos os momentos e em toda nossa vida.

Uma frase dita por uma delas que muito me fez refletir e pensar em como ando conversando com Deus foi: “Eu não consigo mais acordar e não conversar com Jesus”. Isso me fez pensar em quantas vezes adio um encontro com Deus, sendo que o mesmo me espera e não marca hora nem lugar para o nosso encontro; quantas vezes me empolgo e fico ansiosa pelo encontro com pessoas como eu para desfrutar de momentos de partilha, mas deixo a partilha com o meu verdadeiro Amor para depois.

Seguimos então para mais um momento da reunião, onde Yasmim e Renato nos contaram um pouco sobre a caminhada deles no JSC. Falaram dos amigos para a vida que fizeram (auxílio na oração em tempos difíceis), dos momentos inesquecíveis que no grupo viveram e até mesmo das renúncias (família, estudos) que fizeram pelo JSC, mas sem qualquer arrependimento. Enfim, das coisas boas e profundas que viveram no grupo, não sendo impedidos pelo medo de mergulhar nelas. Depois desse momento, fomos convidados a nos unir a outros amigos de caminhada e partilhar sobre o que já vivemos no JSC, uma continuidade da última reunião, que tanto nos fez refletir sobre que passos temos dado no grupo e que história temos construído. Foi muito bom partilhar com as pessoas do grupo do qual eu fazia parte, formado aleatoriamente por nós, mas totalmente previsto por Deus, que muito tinha a me dizer (a nos dizer) naquele momento. Melhor do que ouvir as histórias foi poder ver o brilho nos olhos de cada um por ser JSC, por ter vivido tantos momentos incríveis no grupo movidos pela sede que tinham (e tem) de Deus, do sentimento de “Eu quero mais”. Senti que após cada reunião (bem vivia/sentida) no grupo, mais desejamos estar com Deus eternamente para não mais viver sem sua presença, compreendendo que nossa alegria está Nele. Outra fala que muito me marcou foi: “O JSC é diferente. Não sei explicar. É só diferente. Você precisa ir a outro grupo de jovens pra perceber que ele é diferenciado (...). O que sustenta o JSC é a Santa Missa, todos vêm de coração aberto pra cá”. Não foram essas as exatas palavras, mas esse é o sentido, o que me despertou ainda mais uma imensa gratidão a Deus por ter sido escolhida por Ele, dentre tantas pessoas, a poder viver todas essas coisas.

Por fim, tivemos o momento de oração em agradecimento a tudo que vivemos, a vida dos nossos amigos ali presentes e pelos cursistas que naquele momento viviam o seu céu, assim como a maioria de nós havia vivido o seu também por meio da jornada. Partilhamos, partimos para os avisos e para a oração final. Mais uma noite de sábado no JSC e mais corações desejando ardentemente o céu.

“O JSC está sob a proteção do Senhor, que fez o céu e a terra!”

 


 

Artigo por: Natali Aparecida

Leia outros artigos