Reunião do dia 26/10/2019 -"Homens e Mulheres segundo o coração de Deus" - JSC (Jovens Seguidores de Cristo)

nuvens sol

Hoje às 19h, com o Estudo Bíblico temos a equipe de Fooooooooormação! Hu!

Reunião do dia 26/10/2019 -"Homens e Mulheres segundo o coração de Deus"

 

A reunião do dia 21/10/2019 teve início com a missa no Colégio Carmo, e logo após nos dirigismos ao salão paroquial onde tivemos uma calorosa animação e acolhida aos novatos!

Dando continuidade, Rafael e Thaiane no momento de “10 minutos” vieram nos falar um pouquinho da história da teologia do corpo. Esta começou com São João Paulo II, ele escreveu um livro, quando ainda cardeal, e ao ser Papa deu várias catequeses sobre este. Estudar teologia do corpo é importante para entendermos a desordem natural do corpo e que esta está diretamente ligada com nosso interior. Deus habita em nós, a teologia do corpo nos ajuda a encontrarmos com Ele.

Em seguida, a reunião teve uma estrutura diferente, pois houve a separação dos meninos das meninas.

A palestra para as meninas foi dada pela Yasmin Freitas, sobre um pouquinho do “ser mulher”, para aprofundarmos no assunto ela sugeriu a leitura da “Carta Mulheres Dignitas”. Como visto em Gênesis 1:26,27, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, ao se referir a “homem” quer dizer ser humano. Diante disso, os homens e mulheres foram criados a imagem e semelhança de Deus, portanto as mulheres são iguais em dignidade desde o princípio. Porém, o pecado original trouxe consequências a essa igualdade. Não é correto que os homens se sintam superiores às mulheres, mas quando estas forem se opor à situação, devem-se agir como mulheres, ou seja, não temos que nos comportar como homens para mostrarmos que não somos inferiores.

As mulheres trazem consigo particularidades essenciais para vida, seu primeiro chamado é a maternidade! Cada uma traz uma beleza particular e estas devem se amar, se cuidar e se valorizar. Formos criados para viver em unidade, comunidade, estamos aqui para servir e ser servidos, mas também não podemos deixar que outras pessoas nos domine.

Para finalizar, tivemos um breve momento de oração, onde meu coração se encheu de alegria por ser mulher! Pela graça de um dia poder ser mãe! E me inspirou a cada dia mais a me espelhar na mulher mais sensacional de todas, Nossa Senhora!

Artigo feito por: Ester Amaral

_____________________________________________________________________________________________

 

 Desde o princípio, o ser humano, a quem Deus o criou “homem e mulher”, carrega a imagem divina expressa no seu corpo (Gn 2), reitera São João Paulo II em sua obra Teologia do Corpo, tema este trabalhado por Rafael Vieira e Thaiane nos dez minutos, tal obra, que foi iniciada enquanto Karol Woitila era ainda cardeal e que teve que ser “encerrada”, visto que Karol foi chamado à assumir a Cátedra de Pedro antes. Constituída em um tempo que se deflagrava a revolução sexual, momento este que se começou a deturpar a visão do homem e da mulher na sociedade moderna dentre os quais passou a limitar a diferença a apenas fenótipo e genótipo, São João Paulo II, assim como diversos outros papas em tempos de crise, trouxe a luz da Verdade ao rebanho de Cristo por meio das catequeses de quarta, dando assim, continuidade ao seu trabalho sobre a teologia do corpo, em que apenas esta realidade visível é capaz de expressar uma realidade espiritual e divina.

 Seguindo esse tema, Yasmim e Renan dividiram os rapazes das moças para que assim, fosse possível cada grupo falar das suas questões próprias e dificuldades, e como Renan casou-se recentemente, houve a possibilidade de um relato de experiência associado à prática das virtudes cardeais, sendo elas a prudência, a fortaleza, a temperança e justiça, as quais para explicar, foi feito o uso de comparações e exemplos, em um homem católico, pode-se portanto comparar, respectivamente as virtudes cardeais em um corpo, como a cabeça, a qual provém sobretudo a decisão e que é acertada quando provida de prudência, como o tórax, que constitui um arcabouço para o órgão que nutre todo o corpo, assim como a fortaleza é importante da nossa parte para o sustento do estado que nutre noss’alma, como o abdome, que nos dá a flexibilidade, assim como a temperança para evitar os excessos e como os membros, que assim como a justiça, são imprescindíveis para a nossa ação.

 Assim foi a reunião do dia 19 de outubro de 2019, que teve início às 17 horas com a celebração da Santa Missa presidida pelo Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho no Colégio Carmo e posteriormente teve continuidade no Edifício Padre Carlos, ao lado da Matriz. “O JSC está sob a proteção do Senhor, que fez o céu e a terra”

 

Artigo feito por:José Pedro

Leia outros artigos