"Shalom Adonai" - JSC (Jovens Seguidores de Cristo)

nuvens sol

Hoje às 17h, com o santo Terço temos a equipe de Eventos! Aêee!

Shalom Adonai, inspiração de Deus

Nos dias 07 e 08 de março de 2020, nós, Adolescentes, Jovens e Eternos Seguidores de Cristo tivemos a graça de viver um verdadeiro aprofundamento na nossa história através do Shalom Adonai, um Encontro inspirado pelo próprio Espírito Santo para que pudéssemos reavivar em nós o chamado de seguirmos a Cristo.

O Shalom Adonai já havia acontecido no JSC em outras épocas, contudo, possuía uma estrutura e finalidade diferentes das que foram propostas neste último. O Encontro foi preparado pelas Coordenações da Jornada de 2019/2 e de 2020/1 em unidade com a Coordenação Geral e Apoio do JSC de 2020/1. A proposta surgiu a partir da necessidade de compreendermos melhor nossa identidade e mergulharmos mais profundo em nossa vocação de seguidores de Cristo, pois é como nos ensina Santo Agostinho: “Só se ama aquilo que se conhece.”

            O Encontro teve início no sábado, dia 07 de março, com a Santa Missa às 17 h, presidida pelo nosso querido diretor espiritual, Sr. Cônego. Em seguida, nos dirigimos ao Salão Paroquial do Edifício Padre Carlos, onde o ASC, JSC e ESC estavam juntos para vivenciarem este momento tão único e especial. A estrutura do Encontro neste primeiro dia seguiu a ordem de uma reunião do JSC. Rezamos a oração do Angelus e, logo após, com muito entusiasmo, fizemos uma animação conduzida pela Camila Fontes, Jhony Robert, Kamilla Dias e Samuelson Mesquita. Prosseguimos conhecendo as pessoas que estavam indo aos grupos pela primeira vez e então, tivemos um momento de “Dez Minutos”, no qual a Júlia Galvão (coordenadora do ASC), o Mauro de Oliveira (coordenador do JSC) e a Samara Milagres (coordenadora da Jornada) nos explicaram um pouco sobre como surgiu a ideia do Shalom Adonai e como aquele momento seria uma oportunidade maravilhosa de integrar o AS, o J e o ESC, afinal somos irmãos e lutamos por um mesmo objetivo: a santidade!

“Shalom! E comunicou-nos o Seu Espírito.”

            Após acolhermos os novatos, recebemos a Patrícia Oliveira, ex-membro do JSC que foi nos falar um pouco sobre a espiritualidade dos Seguidores de Cristo. Sua palestra foi intitulada de “Shalom! E comunicou-nos o Seu Espírito.”, com base no Evangelho de São João 20, 21.

Para dar início à sua pregação, ela leu conosco a passagem de Êxodo 3 que trata da “Sarça Ardente” e deu ênfase no versículo 5 em que Deus diz a Moisés: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa.” Como a Palavra de Deus é sempre atual, nós compreendemos que hoje Ele dá essa ordem a nós, seguidores de Cristo. Devemos retirar as sandálias dos pés, pois o solo no qual pisamos é santo. E assim o fizemos. A Patrícia nos convidou a, num gesto simbólico, retirarmos os calçados e adentrarmos nesta verdade: o ASC, JSC e ESC são terra santa.

À medida que a palestra ia sendo conduzida, compreendíamos que um seguidor é aquele que imita, que busca se assemelhar àquele que está sendo seguido. Portanto, se dizemos seguir Jesus, a cada dia devemos nos parecer mais com Ele. Isso implica em desejarmos ser perfume de Deus para os outros. É a essência d’Ele que devemos exalar. Nesse sentido, rezamos com a música “Decisão”, composta por ex-integrantes do JSC e que marca a história do grupo e, sempre que é tocada, nos recorda que, uma vez tendo decidido por Deus, não queremos mais voltar atrás.

O primeiro dia do Shalom terminou com as partilhas, os avisos e a expectativa para tudo o que ainda viveríamos no dia seguinte.

Conhecer para melhor amar

No domingo, dia 08 de março, o Encontro se iniciou às 8 h com um delicioso café da manhã e, em seguida uma animação. Fizemos também um momento de oração em que representantes do AS, do J e do ESC puderam conduzir breves preces pelos grupos e juntos pudemos rezar reforçando que há um único e mesmo carisma nos une.

A parte da manhã foi dividida em “Workshops”, isto é, momentos de formação e partilha bem dinâmicos com a intenção de formar os diferentes públicos com um aprofundamento sobre a espiritualidade e estrutura do ASC e do JSC.

Num primeiro momento, o JSC foi dividido em dois grupos:

1)    Workshop para coordenadores do JSC. Conduzido pelo Jonathan Fagundes, Mateus Sousa e Thaynara Lopes. Com o intuito de tratar assuntos relacionados às responsabilidades de um coordenador e também questões mais práticas como a organização do calendário do grupo.

2)    Workshop de formação de lideranças para o JSC. Conduzido pelo Douglas Balbino e pela Vanessa Coutinho. Este teve como objetivo aguçar nos membros o desejo de assumirem papeis de liderança dentro do JSC, buscando zelar pela espiritualidade, estrutura e carisma do grupo. Foi falado também que, para isso, é preciso se doar, gastar tempo, assumir um compromisso não só com o JSC, mas primeiramente com Deus, compreendendo que tudo deve ser feito por amor a Ele.

Ao mesmo tempo em que o JSC participava dos Workshops, o ASC também teve a oportunidade de se aprofundar um pouco mais em sua história. Para isso, contaram com dois momentos semelhantes aos do JSC:

1)    Workshop para coordenadores do ASC. Conduzido pela Renata Pereira e pelo Jhony Robert.

2)    Workshop para membros do ASC. Conduzido pelo Thiago Mendes e pela Kamilla Dias.

Tendo sido finalizados esses Workshops, os grupos foram redistribuídos. O JSC se dividiu em suas respectivas equipes para que assuntos mais específicos pudessem ser tratados com o auxílio de membros ou ex-membros das Equipes em questão. O objetivo deste momento foi resgatar pontos essenciais sobre as Equipes, bem como a sua importância para que nós, membros do JSC, possamos nos sustentar e crescer em nosso contato com Deus e dentro do grupo também. E aconteceu da seguinte maneira:

1)    Workshop da Equipe de Eventos. Conduzido pela Jaqueline Barbosa, Juliana Rosado e Willian Nascimento.

2)    Workshop da Equipe de Formação. Conduzido pela Alice Mendes, Raquel Ker e Yasmim de Freitas.

3)    Workshop da Equipe de Oração. Conduzido pela Ana Paula Oliveira, Isabela Pinheiro e Vinícius Rodrigues.

4)    Workshop para as Equipes Fechadas. Conduzido pela Juliana Alves, Kélen Cássia e Renato Santos.

Ao passo que o JSC foi dividido, o ASC se uniu em outro espaço e fizeram um momento de descontração com um jogo de “Quiz” para ver o nível de conhecimento dos membros e coordenadores sobre o grupo e também para ensinar questões mais pontuais e necessárias. Com toda a certeza esta foi uma oportunidade muito proveitosa em que o ASC pode, com muita alegria, se unir, estreitar laços e ainda conhecer mais sobre este solo santo tão querido por Deus e por todos aqueles que tem a possibilidade de conhecê-lo.

Após uma manhã de grandes aprendizados, houve um intervalo para o almoço, momento muito esperado por todos os membros também que, além de restaurarem suas energias, puderam confraternizar, viver a verdadeira fraternidade, característica marcante do ASC e JSC. Assim, já se prepararam para viver o período da tarde com muita disposição e desejo de conhecer o que Deus ainda havia reservado.

Falando sobre nós

            Retornamos com uma animação e, em seguida, foi proposta uma dinâmica em que foram criados alguns grupos para pensarem os pilares do ASC e JSC, através da metáfora de uma árvore e nela o que representaria as raízes, o tronco, os galhos etc. O intuito deste momento foi o de fazer os membros pensarem melhor sobre tudo aquilo que é vital para os grupos. Deste modo, eles poderiam ali, aplicar todo o ensinamento adquirido com os Workshops, bem como associá-lo às suas experiencias particulares.

            Ainda com o propósito de conhecer e pensar mais sobre nós, Seguidores de Cristo, deu-se início um novo momento, onde o Douglas Balbino, o Mauro de Oliveira e o Yagho Ferreira responderam alguns questionamentos feitos pelos membros do AS e do J sobre os grupos, no geral. As dúvidas iam desde questões estruturais e estatutárias a indagações de cunho mais pessoal ou mesmo por curiosidade. Devido ao tempo ser limitado, foram selecionadas apenas algumas perguntas, mas ficou o convite para que cada um buscasse conhecer a cada dia mais, um pouquinho da sua própria história.

Arriscai-vos!

            Caminhando para o fim do Shalom, recebemos com muita alegria a Carla Amaral, carinhosamente chamada por nós de Carlinha, alguém muito especial e importante para a nossa história. Ela foi convidada para nos falar um pouco sobre a nossa vocação de ser ASC, JSC e ESC. Sua fala teve como tema central a ordem: “Arriscai-vos!”, como uma provocação de Deus para que não tenhamos medo de dar a nossa vida a Ele, afinal é como disse nosso Papa Emérito Bento XVI aos jovens no início de seu pontificado: “Quem tudo dá a Cristo não perde nada, ganha tudo!”

            A Carlinha foi nos mostrando como suas experiências no JSC deram a ela uma grande intimidade com Deus e como nós, enquanto seguidores de Cristo devemos buscar o mesmo, criar um laço de amizade com Jesus. Para isso, é preciso compreender que nossos grupos são MEIOS de santificação e não o fim, portanto não servimos a pessoas, a coordenações ou a equipes, servimos a Deus através desses grandes presentes que Ele nos concede.

            Para compreendermos o sentido mais profundo da nossa caminhada, foi nos feito dois questionamentos:

1)    POR QUE eu sigo Jesus?

2)    PARA QUE eu sigo Jesus?

Compreender somente o PORQUÊ por vezes não se faz suficiente, pois podemos tratar nosso caminhar como “uma troca de favores”. “Eu sigo a Jesus, porque Ele me ama.”, “Eu sigo a Jesus, porque Ele me salvou”. Nada disso é falso, porém, há algo de mais profundo que deve ser compreendido. É preciso entender que seguimos porque desejamos cumprir a vontade de Deus, afinal viemos d’Ele e para Ele voltaremos! Estamos neste mundo para amar e servir. É essa a nossa missão! Aceitar o nosso PARA QUÊ, é dar sentido à nossa vivência nos grupos. É entender que vamos às reuniões, participamos das Equipes, aceitamos coordenações para que nos aproximemos de Deus, para que nos santifiquemos.

Ah, seguidor de Cristo, se compreendêssemos o quanto Deus nos quer perto d’Ele, abraçaríamos tudo com muito mais amor e leveza! Se compreendêssemos que o ASC, o JSC e o ESC são escolas que nos preparam não somente para esta vida, mas para a vida eterna, seríamos cristãos muito mais dedicados. Se compreendêssemos que ao priorizar as coisas de Deus, Ele também prioriza as nossas, faríamos muito menos cálculos para servi-Lo.

O JSC, O ASC E O ESC SÃO RESPOSTAS PARA O SOFRIMENTO DA HUMANIDADE!

Sim, da humanidade! Porque quando em 23 de janeiro de 2019, durante a Jornada Mundial da Juventude no Panamá, o Papa Francisco recebeu a camisa do JSC e a levantou para que todos pudessem ver, ele apresentou o JSC para a humanidade e confirmou nossa missão: vocês foram eleitos para levarem Jesus Cristo para o mundo!

Onde tem um seguidor de Cristo, ali tem também alguém que entendeu como foi dito aos Filipenses que “seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente”. Essa verdade é tão latente que, como São Paulo, hoje podemos rezar também pedindo a Deus a graça de “nunca nos contentarmos com o caminho até aqui percorrido.” Portanto, precisamos ser obedientes a Deus e nos arriscar. Sabemos a Quem servimos!

Com um momento intenso de oração, pudemos mais uma vez nos decidir por Deus, na certeza de que ninguém nos impedirá de prosseguir, pois junto de nós está o autor da nossa Fé! Agradecemos também a Deus por tudo o que vivenciamos na esperança de que muitas sementes foram plantadas.

O Shalom Adonai terminou com um momento de partilhas belíssimas e uma animação que representou o transbordamento de quem se descobriu extremamente amado por Deus. A verdadeira alegria é um dom e quem viveu uma experiência com o Amor, o possui genuinamente.

Obrigado, Senhor, pela oportunidade de mergulhar em nossa história e vocação. Obrigado pela vida do Sr. Cônego Vidigal, nosso pai espiritual. Obrigado por nos sustentar ao longo de tantos anos. O Teu amor nos constrange e nos impulsiona. Hoje nós sabemos que fomos criados Adolescentes, Jovens e Eternos Seguidores de Cristo e só assim alcançaremos o Céu!

 ________________________________________________________________________________

Artigo feito por: Alice Mendes

Leia outros artigos